Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Execução Penal: Tornozeleira sem Bateria pode Acarretar Punição disciplinar de Falta Grave.

Em julgamento datado em 10/03/2020 , nos autos do AgRg no AREsp: 1569684 TO 2019/0255974-4, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, julgou que a tornozeleira eletrônica sem bateria configura falta grave, nos termos dos arts. 50,VI, e 39, V, ambos da Lei de Execução Penal, pois o apenado descumpre a ordem do servidor responsável pela monitoração, para manter o aparelho em funcionamento, e impede a fiscalização da execução da pena.

A decisão foi de relatoria do Ministro JORGE MUSSI.

Agora comigo: por óbvio que dependerá do caso e analisado as circunstâncias para juízo decisório em aplicar ou não a regressão do regime, pois deve-se levar em consideração a proporcionalidade, razoabilidade entre o ato e o fato. Uma coisa é praticar a inexecução do trabalho, das tarefas e das ordens recebidas; outra é um descuido do apenado em manter a bateria carregada e prontamente corrige essa falha e comunica a central sobre o ocorrido.

Silvio Ricardo Maciel Quennehen Freire

Advogado

silvioricardofreire.adv@gmail.com

www.silvioricardofreire.com


  • Sobre o autorEntusiasta do Direito
  • Publicações184
  • Seguidores52
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/execucao-penal-tornozeleira-sem-bateria-pode-acarretar-punicao-disciplinar-de-falta-grave/1198103108

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)